As informações contidas neste site são apenas para fins educacionais e não devem ser interpretadas como um substituto para aconselhamento ou tratamento médico por um oftalmologista. Por causa de suas necessidades individuais, você deve consultar o seu médico para determinar a adequação das informações para a sua situação.

>O que é a cirurgia de catarata?

A cirurgia de catarata consiste na remoção do cristalino opaco e sua substituição por uma lente artificial de material acrílico visando a restauração da visão nítida. De todos os sentidos, a sua visão é o mais precioso. 

>Quando a cirurgia de catarata é recomendada?

A cirurgia de catarata consiste na remoção do cristalino opaco e sua substituição por uma lente artificial de material acrílico visando a restauração da visão nítida.

>Eu posso me submeter à cirurgia de catarata mesmo que eu tenha diabetes ou glaucoma?

Sim. Na verdade o diabetes não controlado aumenta o risco da formação de catarata. Entretanto, se o diabetes estiver sob controle, a cirurgia de catarata apresenta pouca possibilidade de problemas. O glaucoma também não é um problema maior. Muitas vezes, o cirurgião pode executar um procedimento adicional, por ocasião da cirurgia de catarata, para ajudar a controlar o glaucoma.

>A cirurgia de catarata pode resolver outros problemas da visão?

A cirurgia de catarata não representa a solução para todas as moléstias oftalmológicas. Ela não corrige doenças como o glaucoma, degeneração macular, retinopatia diabética e outras.

>Como a cirurgia de catarata é feita?

A cirurgia é realizada sob um microscópio bastante potente e consiste de duas etapas. Na primeira, o cristalino opaco é removido. Na segunda, uma lente de material acrílico é colocada no olho para ajudar a focalizar a luz na retina. O cirurgião faz uma pequena incisão na parte clara da córnea para permitir que instrumentos especiais alcancem o cristalino opaco. Uma ponteira de ultrassom fraciona cuidadosamente e aspira o cristalino opaco. Em seguida, uma lente plástica dobrável é inserida no local em que o cristalino opaco se encontrava. A abertura feita no olho é tão pequena que ela pode cicatrizar-se sem necessidade de pontos.

>O que é facoemulsificação?

O cirurgião utiliza o ultrassom para remover a catarata e não o laser, ao contrário do que algumas pessoas pensam. Com o ultrassom, conhecido com facoemulsificação, o cirurgião usa uma pequena ponteira especial cuja ponta vibra entre 40.000 e 50.000 vezes por segundo, fracionando o cristalino opaco em questão de segundos e aspirando-o de dentro do olho.

>A catarata é removida a laser?

Não. A catarata não é removida a laser. Uma ponteira de ultrassom, às vezes confundida com o laser, é o instrumento usado.

>A cirurgia de catarata pode ser feita nos dois olhos no mesmo dia?

Se você necessitar de cirurgia em ambos os olhos, ela será marcada para ocasiões diferentes de modo que você possa se movimentar depois da cirurgia, pois algumas pessoas não começam a ver com o olho operado logo após a cirurgia.

>O Dr. Roberto Márcio garante que a cirurgia será bem sucedida?

Nenhuma cirurgia pode ser totalmente garantida, mas a cirurgia de catarata é uma das mais bem sucedidas da medicina atual. Algumas poucas complicações que raramente podem ocorrer durante ou após a cirurgia, geralmente são resolvidas por um cirurgião experiente sem efeitos permanentes.

>Quais são os benefícios da cirurgia de catarata?

Alguns dos mais notáveis benefícios são:

· desfrutar o prazer da leitura.

· passar no exame de motorista e dirigir à noite.

· continuar a trabalhar sem problemas de visão ruim.

· movimentar-se com mais facilidade de dia e à noite.

· sentir mais segurança, independência e autoconfiança.

· ver o rosto das pessoas que você ama.

>Tenho que usar curativo no olho operado?

Não. Você não precisa usar curativo no olho operado.

>Como será logo após a cirurgia?

Na maioria dos casos, após a breve recuperação de alguns minutos, a pessoa é capaz de sair caminhando do centro cirúrgico. Se estiver com fome você poderá se alimentar e se tiver sede poderá beber. Para algumas pessoas, a visão começa a melhorar antes mesmo de deixarem o centro cirúrgico. Na medida em que o efeito da anestesia acaba, você poderá sentir um leve desconforto. Ao chegar em casa você deverá descansar bastante até que possa começar a retomar sua atividades normais a partir do dia seguinte, conforme recomendações do Dr. Roberto Márcio O. Santos.

>O que eu não posso fazer após a cirurgia?

Nas primeiras semanas você não deverá esfregar o olho e não deverá dormir do lado operado. Não deve nadar e não deve deixar cair shampoo ou spray no olho por duas semanas.

>Quanto tempo após a cirurgia posso começar a dirigir?

Assim que estiver vendo com nitidez e estiver totalmente confortável você poderá começar a dirigir.

>Terei que tomar remédios?

Sim. Por algumas semanas você terá que usar antibióticos e colírios esteróides, para ajudar a cicatrização e reduzir a possibilidade de infecção.

> Terei que ir ao consultório depois da cirurgia?

Sim. O Dr. Roberto Márcio O. Santos ou um de seus assistentes irá acompanhar sua recuperação através das seguinte programação de consultas:

· no dia seguinte

· uma semana após a cirurgia

· um mês após a cirurgia

· seis meses após a cirurgia

· anualmente.

>O que será feito nas consultas de acompanhamento?

É muito importante que você compareça às consultas de acompanhamento. O Dr. Roberto Márcio O. Santos ou um de seus assistentes irá examinar seu olho para verificar se tudo está normal e funcionando corretamente. Será feito um exame completo da pressão dos seus olhos, da sua visão, do implante intraocular, da córnea, da parte do seu olho em que se apoia a lente intraocular, e de qualquer sinal de infecção e reação aos colírios. Quando seu olho estiver totalmente cicatrizado e estabilizado, será prescrito novo grau para seus óculos, caso o uso de óculos seja necessário.

>A incisão autocicatrizante pode abrir-se?

Geralmente, a incisão cirúrgica autocicatrizante torna-se cada vez mais fechada à medida que ela cicatriza-se.

>Quando é que eu vou começar a ver de novo?

A recuperação da visão após a cirurgia varia de pessoa e de olho para olho. Algumas pessoas têm melhora notável da visão logo após a cirurgia. Para outras, a visão pode ficar inicialmente um pouco embaçada. Como o olho leva algum tempo para cicatrizar, pode demorar alguns dias até que sua visão fique totalmente nítida.

>Quanto tempo após a cirurgia vou ter meus novos óculos?

Assim que a sua visão não estiver mais variando, o Dr. Roberto Márcio O. Santos irá prescrever novos óculos para você caso isto seja necessário.

>Como ficará a minha visão após a cirurgia?

Se o principal problema de sua visão for a catarata, é provável que após a cirurgia a sua visão fique tão nítida quanto era antes da catarata. Entretanto, talvez você precise de óculos para leitura, direção e algumas outras atividades.

>A catarata pode voltar?

Não. Após removida, a catarata não volta. Entretanto, meses ou anos após a cirurgia, alguns pacientes experimentam redução da visão quando a cápsula que serve de apoio ao implante intraocular tornar-se embaçada. Esse problema, chamado catarata secundária, é facilmente tratado com um aparelho chamado YAG laser no consultório, restaurando a visão.

>Quando é que vou fazer a cirurgia do segundo olho?

Isto depende de você. Geralmente, quando não há problema no outro olho além da catarata, você poderá marcar a cirurgia dentro de duas ou três semanas após a cirurgia do primeiro olho.