As informações contidas neste site são apenas para fins educacionais e não devem ser interpretadas como um substituto para aconselhamento ou tratamento médico por um oftalmologista. Por causa de suas necessidades individuais, você deve consultar o seu médico para determinar a adequação das informações para a sua situação.

>Não tenho plano de saúde. Vocês concedem desconto nos honorários?

Devido a natureza da cirurgia e os custos da prestação de serviços de alta qualidade, nossos honorários não são mais altos e nem mais baixos que dos demais de Belo Horizonte. Por favor, entre em contato conosco. Dispomos de diversos planos de pagamento, um dos quais será certamente mais adequado ao seu orçamento.

>A correção visual a laser é coberta pelos planos de saúde?

Diversos planos de saúde cobrem a correção visual a laser. Se seu plano não cobrir a cirurgia, o Dr. Roberto Márcio O. Santos poderá lhe proporcionar um esquema de pagamento adequado ao seu orçamento.

>Os resultados da correção visual a laser são permanentes?

Com exceção dos casos que envolvam características psicológicas do paciente, geralmente a correção visual a laser não requer procedimentos adicionais a curto prazo. A correção visual apresenta resultados altamente estáveis. Entretanto, você deve entender que sua visão pode mudar de grau ao longo do tempo quer você tenha se submetido ou não à correção visual a laser. Também, a correção visual a laser não provoca nem impede que mais tarde você venha a ter presbiopia (vista cansada), catarata e doenças como glaucoma.

>Posso fazer a cirurgia dos dois olhos no mesmo dia?

Geralmente a cirurgia é feita primeiro em um dos olhos e alguns dias depois no outro. Entretanto, é tecnicamente possível a realização da cirurgia dos dois olhos ao mesmo dia dependendo daquilo que você e o Dr. Roberto Márcio O. Santos combinarem.

>A correção visual a laser tem alguma consulta de acompanhamento pós-cirúrgico?

Sim, o Dr. Roberto Márcio O. Santos determina que o paciente compareça ao consultório para revisão no dia seguinte à cirurgia e também uma semana, um mês, seis meses e um ano após a cirurgia. O seu comparecimento às consultas de revisão é extremamente importante. Se nos intervalos entre as consultas você tiver alguma pergunta ou preocupação entre em contato com o Dr. Roberto Márcio O. Santos.

>A cirurgia demora muito tempo?

No dia da cirurgia você deve reservar de uma hora e trinta minutos a duas horas para o procedimento. Antes de entrar na sala do laser você colocará uma veste cirúrgica apropriada sobre suas roupas e a região de seus olhos será limpa com um produto apropriado. Embora o laser atue por, no máximo, 60 segundos em cada olho você deverá permanecer cerca de 15 minutos na sala do laser. Após a cirurgia você deverá ficar cerca de mais uma hora nas dependências do centro cirúrgico, caso o cirurgião queira examiná-lo para assegurar-se de que sua cirurgia foi bem sucedida, pois a primeira hora após a cirurgia é extremamente importante no processo de cicatrização.

>Durante a cirurgia eu permanecerei acordado?

Não há necessidade de anestesia geral. É possível que o cirurgião lhe dê um leve sedativo antes da cirurgia para ajudá-lo a sentir-se calmo e relaxado. O cirurgião utilizará gotas de colírio que irão anestesiar seu olho totalmente.

>Como o excimer laser funciona?

O excimer laser emite uma luz praticamente sem calor programada por um computador para corrigir o erro refrativo (miopia, hipermetropia e astigmatismo) do paciente conforme informações obtidas através dos exames pré-operatórios.

>A correção visual a laser dói?

A maioria dos pacientes relata que a cirurgia é totalmente indolor e que sentem apenas uma certa pressão no olho. Passado o efeito da anestesia por colírio, os pacientes que se submetem ao LASIK podem experimentar uma leve sensação de arranhão ou areia nos olhos, mas não dor. Para os pacientes que submetem à PRK o desconforto é, algumas vezes, maior. Se necessário o paciente deve tomar o sedativo que o cirurgião tiver prescrito. Em caso de dor que não possa ser aliviada o paciente deve entrar em contato imediato com o cirurgião.

>O que acontecerá se eu piscar os olhos durante a cirurgia?

Antes da cirurgia, o cirurgião colocará um pequeno dispositivo chamado blefarostato entre as sua pálpebras para impedir que você pisque e pedirá que você olhe para as luzes de fixação existentes no excimer laser. O excimer laser possui um dispositivo eletrônico chamado "eye track" o qual desligará automaticamente o feixe de luz, caso seu olho saia da posição adequada.

>A correção visual a laser sempre proporciona acuidade visual 20/20?

Após a correção visual a laser a maioria dos pacientes alcança visão funcional e isso significa que elas tornam-se capazes de realizar praticamente todas as atividades do dia a dia sem óculos ou lentes de contato. Entretanto, como cada organismo reage de forma diferente à cirurgia, nem sempre o paciente apresenta resultado 20/20.

>A correção da visão a laser apresenta riscos?

As complicações sérias decorrentes do LASIK ou da PRK são bastantes raras. A correção visual a laser é um procedimento seguro, eficiente e permanente, considerado da prática médica corrente pelo Conselho Federal de Medicina e pelo Conselho Brasileiro de Oftalmologia. Entretanto, como toda cirurgia, a correção da visão a laser apresenta alguns riscos e o oftalmologista por você escolhido provavelmente lhe explicará esses riscos por ocasião da consulta de avaliação.

>Qual a diferença entre as técnicas cirúrgicas PRK e LASIK?

A principal diferença está na forma pela qual o excimer laser atua sobre a córnea. Na PRK (Foto-ablação Corneana) o olho é anestesiado com gotas de colírio e uma pequena parte da superfície corneana é cuidadosamente removida com um dispositivo especial. Em seguida, o excimer laser controlado pelo computador remodela a córnea atuando diretamente sobre sua superfície por menos de 60 segundos. O cirurgião colocará, então, uma lente de contato terapêutica para proteger a área tratada e reduzir o desconforto durante a cicatrização. A lente será removida dentro de um a cinco dias após a cirurgia. Alguns pacientes apresentam desconforto variável nos dois primeiros dias e visão embaçada do primeiro ao quinto dia, devido à remoção da superfície da córnea (epitélio). A visão melhora gradualmente nas duas primeiras semanas e poderá alcançar resultado definitivo entre quatro e oito semanas após a cirurgia. O cirurgião poderá prescrever o uso de colírios durante esse período.

Nos casos em que o paciente não tem córnea suficientemente espessa ou a córnea não tem a curvatura adequada, a PRK constitui uma alternativa segura e eficaz ao LASIK. A PRK é, também, frequentemente usada para corrigir de baixos a moderados graus de miopia, hipermetropia e astigmatismo.

No LASIK, o excimer remodela a camada interna da córnea ao invés de mudar a superfície corneana. O LASIK combina a exatidão do excimer laser controlado pelo computador com o procedimento cirúrgico chamado ceratoplastia lamelar, criado em 1949, para correção dos graus mais elevados de miopia e graus moderados de hipermetropia. O olho é anestesiado com gotas de colírio e para que o paciente não pisque, as pálpebras são imobilizadas por um pequeno dispositivo chamado blefarostato. Em seguida, um equipamento de alta precisão chamado micro-cerátomo é ativado mecânica ou eletronicamente, levantado uma fina camada da córnea.

O excimer laser atua, então, sobre a camada intermediária da córnea chamada estroma, por menos de 60 segundos. A camada externa da córnea é reposicionada e cola-se naturalmente sem necessidade de pontos. Geralmente, o processo de cicatrização inicia-se duas horas depois. A visão começa a ficar nítida já no dia seguinte. A maioria dos pacientes retoma grande parte das atividades normais dentro de quarenta e oito horas. O cirurgião poderá prescrever o uso de colírios por uma ou duas semanas após a cirurgia.

Como o LASIK é executado sob a camada de tecido corneano, a superfície da córnea a cicatrizar é menor, há menor risco de embaçamento corneano pós-operatório, menor desconforto pós-operatório, menor necessidade de medicamentos pós-operatórios e a visão retorna mais rapidamente, em um ou dois dias. Observada a espessura e curvatura da córnea, o LASIK pode tratar uma gama mais ampla de graus de miopia, hipermetropia e astigmatismo.