Lentes de contato

As lentes de contato são usadas para corrigir a miopia, a hipermetropia e o astigmatismo. São, também, utilizadas no tratamento do ceratocone, uma doença que causa visão ruim não corrigível com óculos. As lentes de contato bifocais substituem os óculos para perto e possibilitam boa visão para longe. Dependendo do material de fabricação, as lentes de contato podem ser rígidas, gelatinosas ou gelatinosas descartáveis. Nenhum tipo de lente é melhor que o outro. Durante a consulta, o Dr. Roberto Márcio avaliará seu problema visual, a curvatura de sua córnea e conversará com você sobre seu estilo de vida, a frequência com que usará as lentes e o tempo que você dispõe para cuidar de suas lentes de contato. Em seguida, o Dr. Roberto Márcio poderá lhe sugerir o tipo de lentes mais adequado às suas características pessoais.

Lentes Rígidas Gás-permeáveis

São de consistência semiflexível e menores que a córnea. A adaptação às lentes rígidas é fácil, a córnea raramente fica inchada e a visão é bastante nítida. As lentes rígidas podem ser de uso diário ou de uso prolongado (fluorcarbonadas). Algumas pessoas não conseguem dormir com as de uso prolongado.

Lentes Gelatinosas

Permitem a passagem de grande quantidade de oxigênio à córnea. Podem ser de uso diário ou de uso prolongado. As lentes gelatinosas quase não são percebidas no olho, são de rápida adaptação e mais confortáveis que as rígidas. São disponíveis em cores que realçam ou mudam a cor dos olhos. São adequadas à prática de esportes, pois raramente se deslocam. As instruções para o uso e manutenção devem ser cuidadosamente observadas, caso contrário poderão produzir infecção e irritação nos olhos, sobretudo se a lente não for removida ao primeiro sinal de problema e prescrito o tratamento necessário.

Lentes Gelatinosas Descartáveis

Tanto as lentes gelatinosas descartáveis de uso diário quanto as de uso prolongado, proporcionam o conforto de lentes sempre novas e menor risco de infecção. As de uso diário são removidas à noite e reutilizadas na manhã seguinte por cerca de 1 mês para, então, serem descartadas. As de uso prolongado são usadas continuamente por cerca de 1 semana e, a seguir, descartadas.