Correção visual a laser personalizada

Os excimers lasers convencionais já beneficiaram mais de 6 milhões de pessoas. Estima-se que 98% delas ficaram com visão 20/20 ou 20/40 sem óculos. Mas nem todas ficaram com excelente visão, pois essa tecnologia corrige apenas a miopia, a hipermetropia e o astigmatismo, tecnicamente chamadas aberrações de baixa ordem. Ocorre que, algumas pessoas apresentam, ainda, certas imperfeições individuais, chamadas aberrações individuais de alta ordem, que interferem na qualidade da visão mesmo que a pessoa alcance visão pós-cirúrgica convencional 20/20, sobretudo à noite, ao amanhecer e ao entardecer.

Com os mapas tridimensionais da córnea, gerados pela tecnologia Wavefront, um laser de nova geração é programado para corrigir tanto as aberrações de baixa ordem quanto as de alta ordem. A solução proporciona cirurgias a laser Lasik ou PRK verdadeiramente personalizadas, conforme o problema visual do paciente.

Lasik

Gotas de colírio anestésico são pingadas no olho e as pálpebras são imobilizadas por um dispositivo para evitar que a pessoa pisque durante a ação do laser. Um aparelho chamado microcerátomo fixa o olho e levanta uma fina camada da córnea. O excimer laser remodela a córnea tomando por base as aberrações de baixa e alta ordem do paciente. O LASIK dispensa internação. A maioria dos pacientes enxerga o suficiente para retomar numerosas atividades já no dia seguinte. Certos pacientes sentem um leve desconforto, o qual deverá desaparecer dentro de 6 a 24 horas, e poderá ser aliviado com analgésico. O LASIK personalizado possibilita, em alguns casos, acuidade visual até mesmo superior a 20/20.

PRK

O oftalmologista anestesia a córnea e remove uma parte muito pequena da superfície com um dispositivo especial. O excimer laser remodela a córnea em menos de 1 minuto. O oftalmologista poderá colocar, então, uma lente de contato que será removida dentro de 1 a 5 dias para evitar infecção e reduzir o desconforto durante a cicatrização.